Connect with us

Apps

Você conhece a história da Netflix?

Published

on

Que a Netflix é um dos maiores reprodutores de stream, todo mundo já sabe. Mas você imagina como tudo começou?


Em 1997 a empresa começou a testar o envio de DVDs pelo correio, algo que saía do comum das locadoras físicas. E no ano seguinte o serviço de assinaturas era lançado. Um grande avanço para o mercado de filmes. Você alugava e nem precisava devolver com 24h, ou 48h como era de costume. Quem era apaixonado pelos filmes recém saídos das telonas nem perdia tempo de alugar e chamar os amigos e familiares para assistir no sofá de casa aquele grande sucesso.

Veja abaixo a timeline do começo até os dias de hoje da Netflix.

1997 – Reed Hastings e Marc Randolph tiveram a ideia de alugar DVDs pelo correio. Testaram o conceito enviando um DVD para si mesmos — e chegou intacto. Assim surgiu o projeto Netflix. No ano seguinte, em 1998, é lançado o Netflix.com, o primeiro site de venda e aluguel de DVDs.

1999 – Estreia o serviço de assinatura da Netflix, que oferece aos assinantes a possibilidade de alugar DVDs ilimitados sem data de devolução, multa por atraso ou limite mensal.

2000 – O serviço introduz um sistema de recomendações personalizadas que prevê as escolhas futuras dos assinantes a partir da avaliação que deram a títulos já alugados.

2002 – A Netflix faz sua oferta pública de ações (IPO) com valor de venda de US$ 1 por ação na NASDAQ, com o código NFLX.

2003 – Com mais de um milhão de assinaturas, a Netflix ganha uma patente do U.S. Patent & Trademark Office.

2005 – O recurso Perfis é lançado, o que permite aos assinantes criar listas para diferentes usuários e/ou necessidades.

2006 – O número de assinantes alcança a marca de 5 milhões.

2007 – O streaming é introduzido, permitindo que os assinantes possam ver séries e filmes instantaneamente.

2008 – A Netflix firma parcerias com marcas de eletrônicos para permitir streaming no Xbox 360, aparelhos de Blu-ray e decodificadores de TV.

2009 – Depois de quase três anos de participação e 40.000 envios de algoritmo, a equipe BellKor’s Pragmatic Chaos ganha o Prêmio Netflix de um milhão de dólares por aumentar a precisão das recomendações em 10%. As parcerias de streaming expandem para as TVs com conexão à internet e as assinaturas ultrapassam 10 milhões. É lançada apresentação sobre a Cultura Netflix, que determina a missão e valores da empresa.

2010 – A Netflix chega ao Canadá e passa a fazer streaming em aparelhos móveis. É implementada uma área dedicada a títulos infantis.

2011 – A Netflix é lançada na América Latina e no Caribe. Surgem os primeiros controles remotos com um botão Netflix.

2012 – O número de assinantes chega a 25 milhões e a Netflix expande para o Reino Unido, Irlanda e países nórdicos. A Netflix inaugura suas produções de especiais de stand-up com “Bill Burr: You People Are All the Same”.

2013 – “House of Cards”, “Hemlock Grove”, “Arrested Development” e “Orange Is the New Black” inauguram o catálogo de séries originais Netflix. “House of Cards” ganha três prêmios Emmy – a primeira vez que um serviço de streaming pela internet ganha a premiação. Os recursos “Perfis” e “Minha lista” estreiam na plataforma.

2014 – O número de assinantes ultrapassa 50 milhões e o serviço expande para a Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Suíça. A Netflix começa a fazer streaming em qualidade 4K Ultra HD.

2015 – Estreia do primeiro filme original Netflix (“Beasts of No Nation”), primeira série original Netflix em outra língua além do inglês (“Clube dos Corvos”) e o primeiro original Netflix asiático (“Terrace House”). As assinaturas expandem para a Austrália, Cuba, Itália, Japão, Espanha e Nova Zelândia. Com “Demolidor”, a Netflix inaugura o recurso de descrições em áudio para pessoas com dificuldades auditivas.

2016 – A Netflix se expande para 130 novos países, levando o serviço a assinantes em mais de 190 países e 21 idiomas em todo o mundo. O recurso de download é adicionado, permitindo acesso offline e fora de casa.

2017 – O número de assinantes chega a 100 milhões em todo o mundo. A Netflix ganha seu primeiro Oscar® com “Os Capacetes Brancos”. A introdução do recurso interativo e do botão para pular a abertura dá aos assinantes mais opções de personalizar a experiência.

2018 – A Netflix é o estúdio com mais indicações ao Emmy®, ganhando 23 prêmios para séries como “GLOW”, “Godless” e “Queer Eye”. A proteção com código PIN é implementada como parte dos novos recursos para controles dos pais.

2019 – A Netflix ganha quatro Oscars® com “ROMA” e “Absorvendo o Tabu”, e estreia sua primeira animação original, “Klaus”. Novos centros de produção abrem em Londres, Madri, Nova York e Toronto. “Bandersnatch”, episódio de Black Mirror, ganha o primeiro Emmy® de título interativo.

2020 – É inaugurado um novo recurso: a lista Top 10, permitindo que assinantes vejam pela primeira vez quais são os títulos mais assistidos. A Netflix é o estúdio com mais indicações ao Oscar® e ao Emmy®. É criado o Hardship Fund, um fundo emergencial para auxiliar os trabalhadores da área criativa impactados pela covid-19, e 2% do saldo vai para instituições financeiras que apoiam comunidades negras.

2021 – O número de assinantes supera 200 milhões. A Netflix apresenta seu primeiro estudo sobre diversidade em filmes e séries, em colaboração com a Annenberg Inclusion Initiative, ligada à Universidade do Sul da Califórnia. A empresa também comunica que planeja zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa até o final de 2022. A Netflix lança jogos para aparelhos móveis.

2022 – Netflix Is a Joke: The Festival é nosso maior evento presencial ao vivo. Realizado em Los Angeles, tem 295 apresentações ao longo de 11 dias. A Netflix lança o áudio espacial para levar a experiência do cinema a qualquer aparelho e acrescenta a seção Categoria ao menu da TV. Um plano com anúncios, mais barato, é lançado em 12 de novembro.

2023 – A Netflix estreia nas transmissões ao vivo com o especial de stand-up “Chris Rock: Indignação Seletiva”. A empresa também ganha seis Oscars®, incluindo o de Melhor Documentário em Curta-Metragem para “Como Cuidar de um Bebê Elefante”, Melhor Longa de Animação para “Pinóquio por Guillermo del Toro” — a primeira vitória de um serviço de streaming nesta categoria — e quatro por ‘Nada de Novo no Front’ — o maior número de vitórias entre os filmes da Netflix.

Fonte: Netflix

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Descubra mais sobre Tech Sem Limites

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading