Published
5 anos agoon
By
Thiago UchôaQuando se fala de um nova atualização do windows ou de qualquer outro sistema operacional, vem logo na nossa mente ou pelo menos na maioria das pessoas o medo de algo sair errado ou aparecer vário bugs, como a da nova atualização do windows 10. Mas se isso acontecer, como podemos voltar atrás ou corrigir tudo isso??
Vamos mostrar o passo a passo de como solucionar problemas após atualizações no Windows 10.
O site Profissionais TI – PIT criou uma maquina virtual para demonstrar como fazer esse processo de uma forma segura e sem muitas complicações.
O primeiro passo é abrir o Windows PowerShell executando-o com permissões administrativas. Para isso, clicaremos com o botão direito do mouse na logo do Windows do menu iniciar, localizado no canto inferior esquerdo, e depois iremos clicar em Windows PowerShell e em seguida aparecerá a janela para aceitarmos a execução do programa. Para quem preferir, pode usar o Prompt de Comando (cmd) com permissões administrativas.
Com o Windows PowerShell aberto, iremos parar alguns serviços que estão sendo executados e que são relevantes.
O primeiro serviço que iremos parar é o BITS (Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano). Para isso iremos digitar “net stop bits” seguido da tecla <enter> ou <return>. Caso apareça que o serviço não está iniciado, pode ignorar e seguir para o próximo.
O segundo serviço a ser parado é o WUAUSERV (Windows Update AutoUpdate Service), Para isso iremos digitar o comando “net stop wuauserv“.
O próximo serviço a ser parado é o APPIDSVC (Serviço de Identidade do Aplicativo). Então, digitaremos o comando “net stop appidsvc“.
E por último, iremos parar o CRYPTSVC (Serviço de Criptografia), o qual utilizaremos o comando “net stop cryptsvc“.
Com estes serviços essenciais parados, iremos renomear dois diretórios que se referem a atualizações do Windows 10.
A primeira pasta a ser renomeada é a SoftwareDistribution que, como o nome já diz, é referente a distribuição de software.
E a segunda é a pasta catroot2 que ajuda nas instalações de atualizações de pacotes e armazenamento de suas assinaturas.
Então, para renomearmos o pacote, iremos digitar a instrução “ren c:\Windows\SoftwareDistribution SoftwareDistribution_old“, onde o comando “ren” renomeará a pasta “SofwareDistribution” que está dentro do diretório do Windows e SoftwareDistribution_old que será o novo nome da pasta.
Não esquecer de pressionar a tecla <enter> sempre ao término do comando.
Como o comando de renomear aceito, iremos renomear a segunda pasta que é a “catroot2″. Para isso iremos digitar o comando “ren c:\Windows\System32\catroot2 catroot2_old“. Neste caso, a pasta catroot2 está dentro do subdiretório System32 do diretório Windows.
Nota! Ao renomear esta segunda pasta em específico, pode ocorrer um problema de permissão, negando assim a renomeação deste diretório. Como precisamos renomear este diretório, iremos iniciar o PC com o Windows em modo de segurança, o qual terá recursos que não iniciarão e que facilitará a renomeação da pasta.
Para isso, iremos digitar no campo de busca da barra de tarefas o comando “msconfig“, para abrir a Configuração do Sistema. Ou podemos usar as teclas “Windows R” e então digitar msconfig que também funcionará.
Ao abrir a configuração de sistemas, iremos clicar na guia “Inicialização” e em “Opções de inicialização” selecionaremos “Inicialização Segura” e deixaremos selecionado “Mínima” para ter somente recursos necessários para a inicialização do Windows e em seguida clicaremos o botão “OK“.
Ao clicar em “OK”, aparecerá a janela a qual deveremos clicar em “Reiniciar” para reiniciarmos o sistema.
Com o Windows 10 iniciado em modo de segurança, iremos abrir o Windows PowerShell e iremos renomear o diretório catroot2 com o comando “ren C:\Windows\System32\catroot2 catroot2_old”.
Como apresentou erro de permissão novamente, iremos para o serviço de criptografia que iniciou com o sistema e que está impedindo de renomear a pasta. Então iremos parar o serviço com o comando “net stop cryptsvc“.
Com o serviço de criptografia parado, iremos digitar novamente o comando para renomear o diretório “catroot2″ e pressionar em seguida <enter>. Agora podemos notar que o diretório foi renomeado.
Agora podemos iniciar o Windows normalmente, para isso precisaremos abrir a janela de configuração do sistema, digitando msconfig no campo de busca da barra de tarefas ou pressionando as teclas “Windows R”.
Na guia Geral, iremos deixar selecionada a opção “Inicialização normal” e clicar em “OK”. Aparecerá a janela para clicarmos em “Reiniciar” para reiniciarmos o sistema.
Ao retornarmos ao Windows 10, abriremos o Windows PowrShell” e inicializaremos os serviços que havíamos parado anteriormente.
Para isso, utilizaremos o comando “net start nome_do_serviço”, onde no lugar do “nome_do_serviço”, colocaremos os serviços BITS, WUAUSERV, APPIDSVC, CRYPTSVC.
E aí? serviu? Deixe seu comentário.
Com informações do site Profissionais TI – PIT (Luciano Gusso)
A lenda está de volta: Novo Golf GTI aterriza no Brasil vencendo até de avião
Maximize sua produtividade com o recurso Segunda Tela nos dispositivos Galaxy
ETHER pode ter uma valorização nas próximas semanas.
Samsung Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 elevam o Galaxy AI a novos patamares
Lenovo revela produtos e soluções pioneiras projetadas para potencializar IA para todos
Apple disponibiliza transcrições para o Apple Podcasts
NASA discutirá missão de asteróide Psyche, demonstração de comunicações ópticas
Juliette é a nova integrante do #TeamGalaxy da Samsung no Brasil
Foguete russo Soyuz leva astronautas para Estação Espacial (ISS)
Enem digital será aplicado em 11 e 18 de outubro e o impresso, 1º e 8 de novembro
Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.